Nossa Palavra – Às mulheres, parabéns pelo Dia Internacional

Compartilhe esta notícia:

Todo dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU, em 1975. Mais importante do que um simples “parabéns”, flores e outros presentes, nesse dia tem sido cultivado um espaço de discussão, avaliação e revisão de conceitos cristalizados em nossa sociedade.

Já houve muitas conquistas, é verdade, o mercado de trabalho está mais acessível às mulheres e profissões, antes consideradas “masculinas”, já são realizadas pelo sexo feminino, algumas com uma destreza que renova o próprio ofício, como é o caso de motoristas entregadoras de mercadorias, que tem se revelado exímias nas manobras delicadas que certos endereços exigem dos grandes caminhões.

Na política, vários são os exemplos de mulheres que alcançaram o poder executivo e governam nações, dentre outras tarefas desse porte.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer. É visível, e inaceitável, a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função profissional. A violência doméstica continua acontecendo em milhares de lares e conceitos preconceituosos insistem em aparecer, ainda que de modo implícito, nas formas de organização social.

Diante disso, as atitudes cotidianas é que definem em que mundo queremos viver. Cabe a todos, homens e mulheres, a luta diária e ininterrupta pela igualdade de oportunidades e a harmonia no convívio. Nesta edição, preparamos algumas matérias e artigos sobre o tema. A todas as mulheres, um Feliz Dia Internacional da Mulher!

Compartilhe esta notícia: